Pages Menu

Segurança com eletricidade

Desde o surgimento da eletricidade lá em meados do século XVII que ela vem sendo usada para o bem do ser humano. E por que não também adaptá-la a conceitos de segurança e proteção de propriedades e pessoas? Conheça os métodos mais famosos desse tipo de segurança com eletricidade envolvida para o seu funcionamento.

Barreiras de segurança com eletricidade

Atualmente, grande parte de casas e condomínios residenciais ou comerciais optam pelo uso de barreiras convencionais perimetrais com novas exigências de maior segurança, sendo assim as empresas de serviços do tipo investiram em aplicar a eletricidade em barreiras físicas comuns. O que antes só incomodava ou causava dor, agora dá choque também devido a presença elétrica nos fios de segurança.

Cercas elétricas

cerca_eletrica_imagens_02g

A barreira elétrica mais óbvia são as cercas eletrificadas, é claro, as quais contornam perimetralmente muros de no mínimo 2,5 m de altura, como é permitido por lei. São permitidas para aplicação em qualquer propriedade respeitando essa altura mínima, porém qualquer pessoa que se sentir incomoda com a presença da cerca elétrica pode entrar com uma ação, incluindo o infrator, acredita?

Uma placa informando a presença da cerca elétrica é obrigatória no local; tem uma amperagem permitida por lei para apenas repelir o infrator, não sendo prejudicial à saúde ou vida do mesmo, contando apenas com uma sensação muito desagradável ao sentir o choque.

Por fim, são bem vantajosas, com ótima relação

custo benefício e não consomem muita energia durante sua utilização. Cuidado com cercas encostando em plantas, isso faz gastar energia pelo constante atrito e ativação do choque.

Concertinas eletrificadas

cerca-eletrica-concertina

As concertinas comuns já são métodos eficientes de barreiras de segurança, pois contam com afiados e pontiagudos ferros apontando para direções opostas, o que praticamente impede qualquer passagem por esse muro. Para melhorar ainda mais, elas foram aprimoradas com o toque da eletricidade em seu conceito de segurança.

Existem as concertinas que são compradas juntamente com as cercas elétricas, sendo então dois produtos diferentes vendidos por um preço mais em conta; mas também existem os produtos únicos de concertinas eletrificadas, as quais contam com um fio elétrico em sua estrutura metálica, invisível para quem vê de fora, e como é metal e o metal conduz energia, se torna uma barreira de choque “surpresa” para quem tentar algo de má fé. Agora, além de ferir, dá choque. Quem vai passar por isso?

Sistemas eletrônicos

Outros métodos usam também da eletricidade, mas não para o choque físico, e sim ativação de controle. Alguns desse métodos que vamos citar em seguida são encontrados movidos à bateria, o que também é o controle de energia, não sendo ligado diretamente à fiações elétricas.

Portões eletrônicos

images (1)

Com a ativação de um controle remoto ou cartão de acesso, condomínios e casas contam com eletricidade para seus portões abrirem e fecharem automaticamente, de modo que facilitou e muito em como era feito antigamente, onde o motorista ou outra pessoa do carro precisava descer do veículo, abrir e fechar manualmente o portão de acesso.

Cancelas eletrônicas

images

Outro tipo de controle de acesso para propriedades maiores como condomínios grandes, shoppings, empresas com sede, entre outros de maior dimensão. Utilizam também de um sistema elétrico automatizado para controle de acesso.

Sistema de câmeras e alarmes

13626965193139

Se não existisse a eletricidade seria praticamente impossível comunicar de imediato uma central em situações ruins objetivando ajuda e soluções. A eletricidade que nos trouxe o eletrônico para a segurança, possibilitando ativação de alarmes, controle de câmeras de onde nós estivermos e tudo mais que aconteça nessa parte de monitoramento.

Veja um post completo sobre segurança eletronica

Tudo que não tem eletricidade, pelo menos no ramo de segurança e proteção de pessoas e propriedades pode ser considerado falho, arcaico ou não o bastante seguro e confiável. Invista nesse tipo de sistemas de segurança com eletricidade, com certeza passa mais credibilidade e vale a pena.

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *