Pages Menu

Segurança pública

Assim como a Segurança Social, a Segurança Pública também um tipo de proteção voltada para qualidade de vida e bem-estar da sociedade. Basicamente, tem como objetivo garantir que os direitos individuais de um cidadão sejam plenamente protegidos, o que aumenta a sensação utópica e, em alguns casos, a prática de estar protegido.

Segurança Pública

Os responsáveis por esse tipo de segurança buscam novos métodos e formas de aplicar a proteção a cada dia que passa, os quais têm como base o respeito e defesa dos direitos fundamentais do cidadão. Sendo assim, é de responsabilidade do Estado a garantia de seguridade de pessoas e bens no país, defendendo interesses comuns, respeitando as leis e mantendo paz, ordem e progresso.

Conceito de segurança pública

É algo que não se limita apenas ao combate da criminalidade nem atividade policial protegendo todos os locais, sendo então uma área muito ampla e complicada de se ter um conceito único e simplificado.

Simplificando, a segurança pública são atividades desenvolvidas pelo Estado que buscam proteger os cidadãos dos riscos a que estão expostos, para que possam conviver, trabalhar, produzir e terem seu prazer. Conta com instituições responsáveis para praticar a proteção de bens e serviços, inibindo e/reprimindo, ao máximo, ações de infratores.

Segurança Pública

Para completar no conceito de segurança pública, são usados os princípios da Dignidade Humana, Interdisciplinaridade, Imparcialidade, Participação Comunitária, Legalidade, Moralidade, Profissionalismo, Pluralismo Organizacional, Descentralização Estrutural e Separação de Poderes, Flexibilidade Estratégica, Uso limitado da força, da Transparência e da Responsabilidade.

É um processo que se inicia na prevenção e finda na reparação de um dano, tratando suas causas, eliminando repetições dos mesmos eventos, objetivando posteriormente reincluir o infrator na sociedade.

Segurança Pública e Sociedade Civil

Para estabelecer controle físico pelo país, o Estado Civil, o qual é basicamente o poder da polícia, busca impor limites e oferecer exercício de liberdade e dos direitos de um cidadão. Tudo isso para preservar a ordem pública, valores sociais, e outros destaques como a saúde, dignidade, entre outros.

Segurança Pública

Essa atuação da polícia é um verdadeiro combate à violência, e para ser executado ações governamentais são necessárias para resolução de problemas. Mas isso infelizmente não depende de escolhas da sociedade, a qual pede por isso e precisa, mas sim da vontade política e social dos governadores. Essa é a principal questão da luta das pessoas por esse direito, o que é algo evidente no nosso Brasil.

Segurança pública no Brasil

De fato, nas últimas décadas a segurança pública se tornou um desafio no nosso país, o que só aumenta a todo minuto debates e tentativas de solucionar tais questões por parte de especialistas e também do público que já cansou de aceitar calado tudo o que lhe afeta. Dados de criminalidade e outros tipos de insegurança crescem a todo o momento, principalmente nos grandes centros urbanos.
Segurança Pública

São algumas das consequências negativas que surgem devido a esse problema social: superpopulação nos prédios, violência policial, custos excessivos com o sistema, aumento de insegurança da população, ineficiência evidente das instituições, entre outros que mereciam soluções por direito nosso.

 

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *