Pages Menu

Técnico em segurança do trabalho

Em um dos nossos últimos artigos aqui no Blog explanamos a vocês tudo sobre Segurança do Trabalho, explicando suas importâncias, vantagens pessoais e empresariais e até alguns detalhes envolvendo sua influência pela legislação.

Citamos anteriormente que, dependendo do ramo e número de funcionários de uma empresa, passa a ser obrigatória a presença de um técnico em segurança do trabalho, o qual é responsável pela saúde e proteção do trabalhador na empresa e muitas outras funções.

técnico-em-segurança-do-trabalho

Importância!

A segurança do trabalho é investimento que deve ser levado em conta como positivo, e não visto como custos que uma empresa vai passar a ter. “Nunca sofremos acidentes de trabalho, não vale a pena investir”. Não se deve esperar acontecer tragédias, não é verdade? Afinal, sabemos que os custos das consequências dos possíveis acidentes podem ser bem maiores e prejudiciais ao trabalhador ou até o sucesso da empresa.

Profissionais de segurança do trabalho

Segurança do trabalho é uma área específica de estudo e também é um segmento dentro de outros cursos diversos que existem no mercado, sendo assim há vários profissionais ligados ao ramo, tais como Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Odontólogo do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, entre outros.

O que difere um técnico em segurança do trabalho desses profissionais é seu modo de atuar, afinal consta apenas formação de ensino médio e cursos técnicos em sua carreira.

técnico-em-segurança-do-trabalho

A equipe de segurança do trabalho compõe o SESMT, ou Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, e as empresas podem ser obrigadas a contratarem técnicos para aderirem a esta equipe, o que vai depender do número de funcionários da empresa como também o risco de vida oferecido nos serviços da empresa ou local de trabalho.

O que faz um técnico em segurança do trabalho?

Basicamente, possui atribuições definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Norma 27, das quais destacam-se informar aos empregadores e trabalhadores/ funcionários de uma empresa a respeito dos ricos presente em determinado ambiente de trabalho, como também promover campanhas e eventos que divulguem claramente a consciência para com o respeito das normas de segurança e saúde nesse local.

técnico-em-segurança-do-trabalho

Também realiza levantamento de dados estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas a diversos áreas de empresas, de modo que o ajude a organizar tais campanhas mobilizadoras sociais, como também de informar melhor e de modo mais impactante aos trabalhadores do local.

Este profissional deve ser muito valorizado dentro de uma empresa, e todos nós devemos comemorar sua presença na sociedade todo dia 27 de novembro, sua data especial.

Confira abaixo o modo como a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, define sobre a atuação de um técnico de segurança do trabalho:

“Elaboram, participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança no trabalho (sst) ; realizam auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participam de perícias e fiscalizações e integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciam documentação de sst; investigam, analisam acidentes e recomendam medidas de prevenção e controle.”

 

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *