Já falamos anteriormente aqui no Blog sobre uma importante profissão de técnico de segurança do trabalho, o qual se responsabiliza por orientar e educar trabalhadores quanto aos riscos oferecidos em suas profissões.
Você se interessa por esse campo de atuação? Então vai adorar nosso texto de hoje, o qual detalha informações sobre o curso técnico de segurança do trabalho, daí você pode ter certeza se é isso mesmo que quer ou não. Nós nos baseamos para explicar na descrição do curso oferecido pelo SENAC. Continue lendo!
Entendendo o mercado do trabalho
O curso participa de projetos para educar o trabalhador, programas de prevenção de risco à segurança e saúde, controle de perdas e danos à propriedades, bens e ao meio ambiente.
Tais atividades são necessárias para ensinar o estudante e ajudar quando for atuar como técnico. Afinal, ele terá de mobilizar e articular com pertinência os saberes necessários com suportes científicos, tecnológicos e valorativos da melhor forma.
Objetivos do curso técnico de segurança do trabalho
O curso tem como objetivo principal formar profissionais capacitados a serem responsáveis pela prevenção de acidentes do trabalho, cumprindo a legislação e prezando pela saúde e segurança dos trabalhadores, integrantes do SESMT, ou Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Atua em quaisquer tipos de empresa, seja pública ou privada e órgãos públicos com empregados regidos pelo CLT, ou Consolidação das Leis Trabalhistas, como também outros prestadores de serviços. O curso conta com profissionais experientes lecionando e alinhando a profissão com o contexto do momento e inserindo no mercado de trabalho.
Pré-requisitos para fazer o curso técnico de segurança do trabalho
O indivíduo deve ter idade mínima de 16 anos e com escolaridade mínima de 2º anos do ensino médio, além de vontade pelo aprendizado e atuação na profissão.
Metodologia do curso técnico de segurança do trabalho
Durante o curso, o aluno fará práticas de estudos de caso e do meio, como também teorias para entender e buscar solução para problemas, dicas e orientações para pesquisas em diferentes fontes, trabalhos de campo e simulações de variados contextos.
O curso também busca abrir a mente do estudante de modo que ele entenda o contexto atual, como as condições reais de trabalho pela qual trabalhadores sofrem atualmente. Isso tudo para apresentar os desafios que estão por vir na profissão.
Programa do curso técnico de segurança do trabalho
Módulo 1 – Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente
Carga Horária: 240 horas
Módulo 2 – Higiene Ocupacional e Ergonomia
Carga Horária: 280 horas
Módulo 3 – Riscos Ocupacionais em Segmentos Específicos
Carga Horária: 184 horas
Módulo 4 – Gerenciamento de Emergências
Carga Horária: 132 horas
Módulo 5 – Sistema de Segurança e Saúde do Trabalho
Carga Horária: 204 horas
Módulo 6 – Gestão Empreendedora
Carga Horária: 40 horas
Módulo 7 – Sistema de Gestão Integrada
Carga Horária: 120 horas
Ao final do curso e de todos os módulos, o aluno recebe sua certificação para colaborar com seu currículo em Habilitação Técnica de Nível Médio em Segurança do Trabalho.