Consórcio para negativados: Da pra fazer? Como manter ele em dia e muito mais!

      Comentários desativados em Consórcio para negativados: Da pra fazer? Como manter ele em dia e muito mais!

O consórcio é uma forma muito interessante para adquirir bens de consumo e, também, para contratar alguns serviços de alto valor.


Por isso, muitas pessoas têm grandes dúvidas em relação à sua contratação. Especialmente quanto a fazer consórcio mesmo com o nome sujo. Assim, embora não haja restrições, é importante entender melhor sobre esse assunto.

Em linhas gerais, o consórcio pode ser feito por qualquer interessado. Mas, é indispensável manter os pagamentos em dia para participar das assembleias.


Além disso, de acordo com as regras de algumas administradoras, será necessário passar por procedimentos de análise para receber a carta de crédito quando for contemplado.

Consórcio para negativados

Em tempos de crise, é natural que muitas pessoas acabam se endividando, porém, isso não se torna um empecilho.  Então, continue a leitura e descubra como fica a situação de quem está com o nome sujo.

POSSO FAZER CONSÓRCIO COM NOME SUJO?

O consórcio é uma maneira de poupar em grupo para realizar uma compra planejada, seja de um bem ou serviço.

Ao final de um consórcio de veículos, por exemplo, todos os participantes têm o crédito necessário, expresso em uma carta. Quando é contemplado, parte para a aquisição de um carro.

Todos que participam do consórcio devem pagar uma mensalidade, sem juros, referente ao crédito que será acumulado.

Quem está com os pagamentos em dia pode participar da assembleia e dos sorteios de contemplação, que são mensais.

Nela, o sorteado recebe a carta de crédito naquele mês e assim sucessivamente, até que todos sejam contemplados. Contudo, quem atrasa os pagamentos pode ficar de fora da assembleia e, é claro, dos sorteios.

Portanto, o mais importante é avaliar sua capacidade de pagamento antes de entrar em um consórcio. Ao contrário, ficará de fora dos sorteios.

POSSO PARTICIPAR DAS ASSEMBLEIAS DO CONSÓRCIO MESMO COM O NOME SUJO?

Quem está negativado pode participar normalmente das assembleias, desde que as mensalidades estejam em dia.

Ou seja, o importante é estar com a sua quitação em dia — quem atrasa mais de duas parcelas tem sua cota retirada do sorteio de contemplação.

No entanto, se você estiver com o nome sujo e for sorteado, pode ser que tenha que quitar os débitos para conseguir realizar a compra de determinado bem ou a contratação do serviço.

Caso isso aconteça, o departamento de finanças da administradora de consórcio está apto a ajudar.

A carta de crédito, para ser liberada, depende de uma análise que leva em conta também o histórico do consumidor e suas dívidas.

Por isso, fazer consórcio com nome sujo pode atrapalhar o recebimento da carta de crédito.

Porém, caso não consiga regularizar os débitos pendentes, a administradora pode liberar a carta de crédito mediante um fiador.

COMO MANTENHO MEU CONSÓRCIO EM DIA?

Ao fazer consórcio com nome sujo você precisa ter em mente que as parcelas deverão ser quitadas até o vencimento para que seu crédito não fique comprometido de forma alguma, independentemente das condições do seu CPF.

Até porque essas pendências podem ser resolvidas antes de você ser contemplado.

Caso a situação fique ainda mais apertada você pode até tentar renegociar com a administradora o valor da carta de crédito. Assim, conseguirá uma redução no valor das parcelas mensais.

Se você perceber que não vai conseguir realmente pagar as mensalidades do consórcio, existe a opção de repassar a cota para uma outra pessoa.

Porém, nesse caso também vale consultar a administradora para se informar sobre as condições. Isso porque cada empresa tem suas próprias regras.